sexta-feira, 15 de outubro de 2010

4ª Jornada Honra AF Viseu

Reflectindo – 4ª Jornada Honra AF Viseu

NO TOPO
Competitividade do Campeonato da Divisão de Honra da AF Viseu.
Após três jornadas, apenas Alvite e Nelas ainda não pontuaram. O Nelas não realizou um único jogo e o Alvite tem apenas dois jogos realizados, ambos na condição de visitante. Apenas o Sátão ainda não perdeu pontos.
Características de um campeonato muito competitivo. Uns dirão tratar-se de um campeonato que tem perdido qualidade, ao longo dos anos, outros que essa qualidade tem aumentado.
É de facto um campeonato muito competitivo, onde as equipas se equivalem e os jogos são pautados pelo equilíbrio e com um elevado número de jogos que acabaram empatados. Além disso, as vitórias, na sua maioria foram por diferença mínima.

NO FUNDO
Três jornadas passadas e já quatro jogos ficaram por realizar. As razões não foram as mesmas em todos os jogos.
Sem querer-mos reflectir hoje sobre as razões da não realização desses jogos, não é bom para a competição, jornada após jornada, existirem equipas que acabam por não competir.

3ª Jornada da Honra AF Viseu
O equilíbrio foi a tónica dominante da terceira jornada. De entre as equipas que à partida referimos como principais candidatas à vitória no campeonato – Santacombadense, Lamego, Satão e Canas de Senhorim – o Sátão aparece como a equipa que, neste momento, parece estar melhor, com duas vitórias, sendo que uma foi em Santa Comba Dão, outro candidato. O Lamego parece, também, estar preparado para desde o início andar junto aos primeiros. Quanto a Santacombadense e Canas de Senhorim os resultados não estão, até ao momento, de acordo com a valia das equipas e das próprias ambições.
Pensamos no entanto, como referiu Carlos Matos, o importante é como acaba e não como começa. Poderá estar a ser determinante o facto de Sátão e Lamego terem mantido as suas equipas técnicas, com os métodos de trabalho devidamente compreendidos e sistematizados pela generalidade dos atletas. Santacombadense e Canas de Senhorim iniciaram a época com novos responsáveis técnicos, o que, de certa forma, pode servir de atenuante para este início menos conseguido.
Se observarmos, com alguma atenção, verificamos que dos 7 primeiros classificados, apenas o Viseu e Benfica mudou de treinador. Por outro lado, na segunda metade da classificação, passa-se precisamente o contrário, na grande maioria as equipas mudaram de responsáveis técnicos.
São apenas curiosidades que deixamos para reflexão.
Não poderíamos deixar de referir que, finalmente, o Paivense deixou de ganhar, embora não tendo perdido. De registar essa marca fantástica de dez jogos consecutivos sempre a vencer (30 pontos).
Gostaríamos ainda de destacar o Viseu e Benfica, que em dois jogos, na condição de visitado obteve duas vitórias. Uma equipa que está a começar muito bem neste regresso ao campeonato da Honra da AF Viseu. Não tem qualquer problema em abdicar de assumir o jogo, de abdicar de ter bola, sempre com um grande sentido posicional e de controlo do mesmo, esperando o melhor momento para chegar à vitória, sem se desorganizar. Procura, claramente, jogar no erro do adversário e não tem problema nenhum em assumir essa postura em campo.

4ª Jornada da Honra AF Viseu
Deixamos a nossa perspectiva em relação ao que será a jornada do próximo fim de semana:

Nelas vs Silgueiros (10-90)
Total favoritismo para o Silgueiros, no caso de haver jogo.

Santacombadense vs SC Lamego (50 – 50)
Jogo imprevisível. Se por um lado o Santacombadense tem, necessariamente, de ganhar e assumir-se como um dos candidatos, por outro, o Lamego começou bem este campeonato e aparece como outro dos candidatos. Jogo muito emotivo em perspectiva, onde claramente o Lamego tentará dar a iniciativa do jogo ao adversário, procurando certamente baixar linhas e tentar aproveitar o erro.

Alvite vs Carvalhais (50 – 50)
Estamos certos que provavelmente o Alvite será uma equipa mais forte no seu reduto. Neste primeiro jogo que irá realizar, na qualidade de visitado, uma vez que o jogo da segunda jornada não se realizou, devido a más condições climatéricas, terá pela frente uma equipa sempre bem organizada e que, normalmente, comete poucos erros defensivos. Jogo de grande importância, principalmente, para o Alvite, que ainda não pontuou.

Viseu e Benfica vs Sátão (50 – 50)
Outro jogo com grande interesse de ser seguido, no próximo fim de semana. O Sátão desloca-se a Viseu, apenas com vitórias, e no caso de conseguir a terceira vitória, assume-se como o principal candidato à vitória neste campeonato. Do outro lado está o Viseu e Benfica, que entrou muito bem neste campeonato e em caso de vitória mantém a liderança, neste campeonato. Curioso será perceber quem vai querer mandar no jogo, uma vez que os visitados são uma equipa que, normalmente, gosta de dar a iniciativa de jogo, ao adversário, e tentar, com grande organização, esperar pelo melhor momento para surpreender. Mas o Sátão é uma equipa já muito experiente e que certamente não se deixará surpreender.

Paivense vs Parada (55 – 45)
O Parada não começou da melhor maneira, este campeonato, ainda não ganhou, mas com apenas dois jogos disputados, ambos em sua casa. Apesar disso, estamos perante uma equipa com enorme potencial e que, certamente, vai a qualquer momento ganhar os seus jogos. Vai jogar, na qualidade de visitante, e encontrar uma equipa que está com uma dinâmica clara, de vitória, e que ainda não perdeu neste campeonato. Um jogo em que o Paivense vai tentar ter bola, como sempre faz, o Parada tentará, certamente, surpreender com transições rápidas e dando, por isso, a iniciativa, de jogo ao seu adversário.

Canas de Senhorim vs Abraveses (60 – 40)
O Canas de Senhorim não vem de uma jornada positiva, mas pensamos ser claramente favorito para este jogo, visto tratar-se de uma das equipas que vai andar na luta pela subida. Estas equipas normalmente não têm dois jogos seguidos sem vencer. Do outro lado aparece uma equipa que ainda não perdeu e que se apresenta, neste campeonato, demonstrando um futebol com qualidade, o que a torna numa das surpresas agradáveis deste campeonato, até ao momento. Jogo muito importante para o Canas em virtude de não poder, nesta altura, estar a perder mais pontos (já perdeu cinco pontos, em nove), ainda mais em casa.

Molelos vs Lamelas (50 – 50)
Duas equipas que não começaram da melhor maneira este campeonato, mas que vêm de resultados positivos na última jornada. O Molelos empatou, em Tarouca, recebe o Lamelas que venceu um dos candidatos, em sua casa. Nas duas últimas épocas, o Lamelas conseguiu pontuar em Molelos, certamente que se apresentará muito organizado, dando a iniciativa de jogo e procurando manter um ritmo de jogo lento e procurando que com o passar do tempo o Molelos se desorganize e dessa forma as coisas poderão tornarem-se mais fáceis.

Vildemoinhos vs Tarouca (60 – 40)
O Vildemoinhos uma vez mais acredita na velha máxima – tudo vai do começar. Uma vez mais, está a começar muito bem este campeonato, onde ainda não perdeu, encontra uma equipa que ainda não venceu. Pensamos que o Vildemoinhos acabará por vencer, o que vai complicar e muito as contas do Tarouca.

Estas são apenas ideias do que, a nosso ver, poderão ser os jogos do próximo Domingo. Depois veremos…

A todos os que nos queiram contactar, com ideias e sugestões, poderão fazê-lo para:

mail: reflectindofuteviseu@gmail.com

Castro Daire, 14 Outubro 2010
Toni

Sem comentários:

Enviar um comentário